quinta-feira, 19 de abril de 2018

Tanto tempo perdido!!!...



"Hoje fomos campeões"

«... Quando o Jorge Jesus falou do “joguinho” do fim-de-semana passada do Porto não quis desvalorizar o adversário e o resultado contra o Benfica. O que quis dizer ao Sérgio Conceição é que se preparasse para um jogo a sério, contra uma equipa a sério, num estádio a sério com adeptos e claques a sério. Num país a sério e num campeonato sério estas seriam as duas únicas equipas a disputar o título. São as melhores a léguas de distância de todas as outras. Os campeões, os verdadeiros campeões vêem-se nestes jogos em que as equipas se olham nos olhos e ganha quem tem mais coração. Hoje fomos campeões.»
(Rui Monteiro, in A Insustentável Leveza de Liedson)


Subscrevo sem pruridos e reticências todo o pensamento que Rui Monteiro nos deixou no seu último postal, muito particularmente este parágrafo que aqui destaco. Estiveram ontem em Alvalade "as duas melhores equipas a léguas de distância de todas as outras. Os campeões, os verdadeiros campeões vêem-se neste jogos em que as equipas se olham nos olhos e ganha quem tem mais coração. Hoje fomos campeões"!...

Mas só eu sei quanto lamento que os jogadores do Sporting apenas depois de o "céu lhes cair em cima" com o estrondo que amargurou todo o povo desta singular "Gália" a que nos orgulhamos de pertencer, tenham finalmente começado a sentir o peso da responsabilidade e do orgulho que significa envergarem a gloriosa verde e branca e a libertar as asas dos seus corações para o voo da glória tão desejada por todos nós e há tanto tempo escrito nos astros!...

Tanto tempo perdido!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Felizmente que umas 17 horas mais tarde já me acalmei um pouco!
    Vi o jogo atràs dum computador e desta vez os 4 links disponíveis apontavam todos para a transmissão da Sporttv tendo reconhecido o Freitas Lobo mas do outro só sei dizer que tem o sotaque do Norte. Felizmente também que não estou em Portugal onde teimaria em não assinar esse programa.
    Notei a pisadela voluntária do Soares e a entrada "pitons em riste" desse mesmo jogador. Claro que o árbitro, que também tem sotaque do Norte, não viu nenhum deses lances. Notei também que a partir dum certo momento o campo começou a estar fortemente inclinado como notei que o Casillas dissimulava bastante mal o querer que o jogo terminasse rapidamente. Isto num clube que se pronuncia contra o anti-jogo. Ou foi da minha vista mas quereu-me parecer que o árbitro se aproximou demasiado de Montero quando este se preparava para o último penalty! Não acredito que tenha sido para lhe desejar boa sorte. Aquela troca de número das camisolas fez-me pensar nas bancadas do campo do Estoril!
    Finalmente às 4 da manhã ainda não dormia e dei comigo a pensar que o raspanete do BdC deveria ter acontecido muito mais cedo na época!
    Mais, tout est bien qui finit bien!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de modificar a palavra "programa" por "canal" no fim do segundo parágrafo do texto que escrevi às 19:59.
    E, já que estou aqui, gostaria também de reconhecer que o Porto partia prejudicado no confronto dos penalties. Fazendo fé num post do Mister do Café os guarda redes do Porto tem tido muito pouco treino em penalties contra. Creio que esta época ainda não sabem o que isso quer dizer! Já o Rui Patrício conta com 6. E também a marcar o Sporting com 6 tem mais experiência que o Porto (5). Mesmo se Bas Dost já lá não estivesse para dar o gosto ao pé!.

    ResponderEliminar