quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Ao Sporting basta-lhe prosseguir o caminho que nos trouxe aqui !...


O QUE ESTÁ EM CAUSA NA AG DO SPORTING

Carta aberta a todos os sócios do Sporting Clube de Portugal

«O Sporting realiza neste sábado uma das mais decisivas assembleias gerais da sua história gloriosa e centenária. E qual é a verdadeira questão de fundo? A questão mais imediata é saber-se quem confia no presidente da direcção, quem confia nos órgãos sociais e, alternativamente, quem neles já não confia e se entretanto se deixaram confundir por aqueles que nunca confiaram.

Assim, as questões outrora importantes mas correntes do exercício do poder estatutário de revisão dos estatutos e de auto-regulação regulamentar em matéria de disciplina interna passaram a ser entretanto as questões subordinadas à questão imediata e urgente que agora se coloca: quer afinal o Sporting deitar agora os órgãos sociais abaixo? Quer afinal o Sporting interromper agora o seu percurso ascendente no plano associativo, financeiro, desportivo e social? Mas para que ninguém ouse dizer que as direcções podem ir e vir mas que o clube continuará eu tenho uma palavra a dizer: recordem-se do período decorrido entre 2005 e 2011. Recordem-se desses tempos de subalternização, de zig zags estratégicos, de conúbio com interesses particulares, de calamidade financeira e de quase colapso institucional.

Por isso eu contraponho igualmente com muita objectividade: trata-se no fundo de decidirmos colectivamente se agora vamos suicidar o Sporting.

Esta é a grande questão que ninguém ousa enunciar. Mas não é por nós nos negarmos a falar deste problema que o problema vai desaparecer entretanto. Queremos rebentar com o Sporting?

Mal ou bem o presidente da direcção estabeleceu as condições que entende serem as necessárias para continuar. E muito simplesmente ou a grande família sportinguista decide dar-lhe essas condições ou decide que essas condições valem o preço da sua saída e de uma crise directiva neste momento.

Mais: as condições são claras e são exigentes. Ou a vontade maioritária dos sócios prevalece, ou antes pelo contrário, o Sporting ficará entregue à minoria de eventuais 25% dos sócios. Será uma atitude absolutista do presidente: creio que não.»
(Carlos Reis, Carta Aberta aos sócios do Sporting, in Record)

Nem todos se lembrarão da figura de Arnaldo Matos, dirigente do partido PCTP-MRPP nos anos de 1970, creio que, hoje por hoje, o único político dos quatro fundadores desse movimento a que o povo colocou, pela força do voto, um incontornánel anátema e cujo ideologia e projecto se podiam resumir numa só e utópica frase: "Semear o caos, destruir tudo e construir de novo uma sociedade perfeita e justa"! Mas ele ainda por aí andará, vergado pelos anos e pela sua utópica demagogia...

Esta 'carta aberta' do sportinguista Carlos Reis, pelo equilíbrio e bom senso que nos revela, trouxe-me à memória esse velho dirigente, auto-denominado 'marxista-leninista', exactamente porque será um severo alerta aos sportinguistas, no sentido de exorcizarem sem apelo nem agravo na AG do próximo sábado,  as terríveis ameaças que uma 'clique minoritária' cujo projecto e praxis apontam claramente para um caminho idêntico ao de Arnaldo Matos.

Não estarão nunca em causa os erros cometidos por Bruno de Carvalho, que terão sido bastantes e, irónicamente, absolutamente evitáveis. Mas como muito bem acentua Carlos Reis, "mal ou bem o presidente da direcção estabeleceu as condições que entende serem as necessárias para continuar. E muito simplesmente ou a grande família sportinguista decide dar-lhe essas condições ou decide que essas condições valem o preço da sua saída e de uma crise directiva neste momento".

"Semear o caos, destruir tudo e construir de novo" não me parece o melhor caminho...

Ao Sporting basta-lhe prosseguir o caminho que nos trouxe aqui !...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Nem mais meu amigo...é isso tudo...!

    Se for possível "menos palavreado" acessório...muito bem...
    Mas o mais importante "é a obra"...e essa está à vista de todos...
    Só não vê...quem não quer...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. idem...

    "Ou BdC ou o Caos!!!"

    Neste momento, nestas circunstâncias..., não me assustam, nada mesmo, as palavras... que são muito mais que isso mesmo... São actos...!!! ...

    Já o resultado final..., se não for de encontro a esse final feliz... é mais que assustador... é voltar à "Idade das Trevas"... Já o disse e repito... (batendo fortemente na boca... e rezando a todos os santinhos - se é que os há...) Podemos estar a assistir ao principio do fim... Temos nós, os SPORTINGUISTAS a palavra...

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar