sábado, 2 de dezembro de 2017

Entre branco, tinto ou verde, cada um terá todo o direito de escolher!...



TRÊS SENTENÇAS

«O EQUILIBRAR DAS CONTAS

1. Os 2 pontos ‘perdidos’ pelo Porto, e o que foi ‘ganho’ pelo Benfica no Dragão, trouxeram ainda maior equilíbrio à Liga e retiraram qualquer dose de favoritismo que o início da competição parecia oferecer aos homens de Sérgio Conceição. E este reequilibrar do campeonato não se deve apenas a uma mera questão aritmética. A verdade é que os encarnados, muito por mérito de Rui Vitória, começaram a esbater as diferenças – em resultados e em produção futebolística – que os separavam de Porto e Sporting.

RUI VITÓRIA COM MUITOS PROBLEMAS RESOLVIDOS

2. O Benfica, nas últimas semanas, ou até mesmo nos últimos dias, conseguiu estabilizar uma equipa, consolidar um modelo de jogo, recriar uma identidade e, no fundo, resolver uma série de problemas. A questão do titular da baliza ficou decidida por muito tempo e a equipa cristalizou no 4x3x3, com benefícios claros para o sistema defensivo, mas tornando-se muito menos sedutora em relação ao período em que Jonas tinha a companhia de Mitroglou ou Jiménez na frente (Seferovic foi aqui esquecido propositadamente).

OS REFORÇOS NECESSÁRIOS NO MERCADO DE JANEIRO

3. Com os três grandes praticamente em pé de igualdade, é com alguma expectativa que aguardamos pelo início do mercado de transferências, já em Janeiro. O Benfica, fora das competições europeias, não precisa de alargar o plantel, mas terá de encontrar mais soluções para a defesa. Porto e Sporting, com presença garantida nas provas da UEFA, e consequentemente com um calendário sobrecarregado, não podem submeter as principais peças à natural erosão competitiva...»

Abordando tão só e para início de conversa, a primeira das "três sentenças" de Luís Pedro Sousa, por mais voltas e voltas e reviravoltas que tenha tentado dar a esta sua estranha e absurda coluna, não me sai da cabeça a forte possibilidade de o homem a ter escrito em momento tal, que um qualquer teste do balão a que eventualmente tivesse de se sujeitar, acabaria por determinar que a "carta de condução" lhe fosse cassada. 

De facto afirmar que após o clássico das Antas "a nossa Liga ficou mais equilibrada", só lembraria a alguém que estivesse sob influência de uma grande carraspana. Ou então a um translúcido ou mesmo opaco lampião!...

Senão vejamos:

1 - Falar em 2 pontos ‘perdidos’ pelo Porto e 1  ‘ganho’ pelo Benfica, será o mesmo que, por um lado, desvirtuar o desfecho do encontro, já que o empate atribui 1 ponto apenas, para cada um dos contendores. Por outras palavras, subentender que o factor casa sempre deverá ser entendido como significando 3 pontos para o visitado e zero (0) pontos para o visitante. Por outro lado será cometer o erro de palmatória de afastar desta equação os restantes participantes na Liga, nomeadamente aqueles que mais próximo estiverem em termos classificativos, no caso o segundo (Sporting que tinha apenas 1 ponto a mais e passou a ter 3) e o quarto (Braga que tinha 4 pontos a menos e até poderá amanhã ficar a apenas 2).

2 - O Benfica estava antes desse jogo a 4 pontos do primeiro lugar: a 3 do Porto e a 1 do Sporting. Manteve depois do jogo a mesma distância pontual de 3 pontos para o Porto, mas viu o Sporting fugir-lhe também para os mesmos 3 pontos, o que significa que está agora a 6 pontos do primeiro lugar.

3 - Ousar afirmar que "os encarnados esbateram as diferenças - em resultados e em produção futebolística – que os separavam de Porto e Sporting", será obviamente negar que a diferença do Benfica para o Porto se manteve e, numa atitude condenável em qualquer jornalista, mesmo com taxa de alcoolemia elevada, ignorar a existência do Sporting nesta contabilidade e, tão ou mais grave do que isso, fazer tábua rasa de uma diferença mais favorável aos leões, que se afastaram de 1 para 3 pontos.

Quanto às segunda e terceira sentenças "proferidas" por LPS, obviamente que não me quero pronunciar. Como bom bairradino que me julgo ser, desde tenra idade que fui ensinado a respeitar profundamente os gostos de cada um, muito particularmente no que se refere a vinhos, embora julgue que me permitirão deixar aqui a minha preferência pelos que a minha terra produz. Mas...

Entre branco, tinto ou verde, cada um terá todo o direito de escolher!...

Leoninamente, 
Até à próxima

1 comentário:

  1. O "estado lampiânico" continua com a "força toda"...
    É verdade que por esta altura do campeonato, já deveriam estar a 7 ou 8 pontos dos primeiros...
    Mas "teimosamente os mesmos do costume", continuam a lançar-lhe "oias de salvação", para que "não se afundem de vez"...
    É verdade que já não é a primeira vez que temos visto estes filmes...e entre "empurrões para cima e puxões para baixo"...a "armada lampiónica"...vai em frente e com a arrogância natural e normal daquela "espécie" que mais tarde ou mais cedo...terá mesmo de entrar em extinção...
    Ou isso...ou então acabem de vez com o futebol em Portugal...

    SL

    ResponderEliminar