segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O Porto de Conceição não dá para... "estendimentos ao comprido"!...


Outro clássico


Conceição saiu de Alvalade reforçado, Jesus quis capitalizar um jogo em que só sobreviveu e o Benfica deixou-os em paz

«O clássico das palavras foi quase tão interessante quanto o do relvado. Mesmo sem saberem o que iria acontecer ao Benfica, Sérgio Conceição e Jorge Jesus continuaram a esgrimir argumentos estratégicos, com a diferença de nessa altura o fazerem em benefício próprio, não para um levar vantagem sobre o outro.

O Porto saiu de Alvalade fortalecido. Continua isolado na liderança, já visitou um rival directo e tem para contabilizar internamente o quanto esteve por cima de um oponente sério e bem trabalhado. Daí Sérgio Conceição ter dito aos jogadores em pleno relvado que serão campeões, e depois o tenha revelado de forma tranquila e respeitosa na apreciação à partida. Para os jogadores foi um muito obrigado e vamos em frente, para o público a manifestação de mais do que uma vontade: uma crença.

Jorge Jesus também teve uma abordagem interessante à partida. Reconheceu a superioridade do Porto e depois tentou capitalizar alguns dados estatísticos irrelevantes. JJ sabe melhor do que ninguém que, ontem, o Sporting sobreviveu ao adversário, não esteve em condições de o afrontar a sério em momento algum, o que não inviabiliza uma quantidade de créditos que lhe são devidos: recuar Battaglia e adiantar William Carvalho foi uma decisão de mestre que o ajudou a manter-se à tona para depois tentar partir o jogo, por ser a única forma de ombrear com os portistas. Mas aí Sérgio Conceição, o homem que disse andar de teste em teste, também teve razão para puxar pelos galões e repetir a frase da apresentação: não está ali para aprender, mas sim para ensinar. A evolução da equipa prova-o.

O Benfica, que poderia ter sido uma espécie de candidato a vencedor do clássico, em caso de vitória, voltou a estender-se ao comprido»
(Carlos Machado, Opinião, in O Jogo)

E o clássico de ontem afirmou-o categoricamente: se o Sporting quiser lutar pelo título e "erguer a cabeça com os pés bem assentes no chão",  então nas restantes 26 jornadas nunca mais poderá permitir, nem que seja por uma única vez, que Moreira de Cónegos se repita!... 

O foco verdadeiro e real, o perigo latente e condicionante, está mais do que visto, não pode nem deve estar centrado, doentiamente, no vizinho do outro lado da rua...

O Porto de Conceição não dá para... "estendimentos ao comprido"!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário