sábado, 14 de outubro de 2017

Haveria de escolher uma prostituta!...



Solução interna

Boas indicações dos jogadores lançados por Jesus em Oleiros dão que pensar

«Mais importantes do que os quatro golos da vitória natural sobre o Oleiros, com que o Sporting garantiu a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, foram as boas indicações deixadas a Jorge Jesus por uma mão-cheia de jogadores à procura de espaço em Alvalade. João Palhinha terá exagerado um bocadinho quando disse que a equipa enfrentou o jogo como se o adversário fosse "o Barcelona, o FC Porto ou a Juventus", mas é verdade que tanto ele como Gelson Dala, Matheus Oliveira, Podence ou Iuri Medeiros ultrapassaram as dificuldades colocadas mais pelo diminuto sintético que propriamente pelo Oleiros para demonstrar que, com alguma paciência, a solução para os problemas que o treinador tem identificado no plantel pode ser encontrada dentro de casa. Talvez seja só uma questão de deixar de procurá-la fora...»
(Jorge Maia, Opinião, in jornal O Jogo)


Não será de hoje, nem de ontem ou sequer de anteontem a questão que Jorge Maia coloca. Há muito que os adeptos dos principais clubes por onde Jorge Jesus tem passado, agora com particular relevância em Alvalade, lhe identificaram a terrível e pelos vistos inultrapassável lacuna de "falta de paciência" para encontrar "dentro de casa", a solução para os problemas que vai identificando em dado momento nos planteis que lidera.

E talvez o melhor exemplo desta incompreensível e abominável faceta de Jorge Jesus, um treinador a que  muito poucos recusarão reconhecer as qualidades técnicas de um predestinado, será a de o imaginar lá pelas Antas desde o princípio da época a fazer aquilo que Sérgio Conceição vem fazendo. Com grande margem de certezas julgo que seria impensável, exactamente pela sua incorrigível "falta de paciência", que o impede de "pegar no material que é colocado à sua disposição" e... fazer milagres!...

Que me perdoem os mais puritanos, mas Jorge Jesus há-de sempre fazer-me lembrar aquele "maduro e convencido casanova" que, sem qualquer réstia de paciência mas prenhe de presunção, afirmava no meio de todas as suas "certezas" que, quando pensasse em casar...

Haveria de escolher uma prostituta!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Desculpem-me dizê-lo, mas o que Jorge Maia faz é um exercício para o SCP em que nada se assemelha ao FCPorto. Uma coisa é apostar ou não na formação. Coisa bem diferente é aproveitar os milhões gastos em jogadores e ter de utilizá-los obrigatoriamente por não ter dinheiro.
    O actual plantel do FCPorto custou 114,5 milhões de euros! Sem contar que o FCP não detem em alguns casos a totalidade dos passes e Casillas e Maxi vieram a custo zero mas com salários mais elevados que o valor de algumas aquisições...Pergunto se seria lógico para o rival, caso pudesse, ir ao mercado reforçar-se após ter dentro de portas esse investimento.
    Sejamos honestos, até o jogo com o Oleiros os sportinguistas diziam que não tínhamos banco e que necessitaríamos ir as compras em janeiro. Iuri era um flop, Matheus Oliveira não prestava(disseram o mesmo inicialmente de Battaglia) e Podence saiu das contas devido a lesão.
    A aposta do FCPorto na formação é uma treta! Enquanto JJ deu oportunidades
    aos jogadores menos utilizados da equipa e apostou em alguns da equipa B, o FCP jogou com alguns dos jogadores mais utilizados no campeonato e com o seu máximo goleador. Contra o Lusitano!!!
    Não necessitam de elogiar Jorge Jesus, basta que não manipulem a realidade para o detratar...
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permita-me o caro CJ corrigir duas afirmações abusivas que faz no seu comentário: em nenhum momento terei afirmado que a aposta do Porto terá sido na formação e, mais importante ainda, em nenhum momento "manipulei a realidade" para assumir o papel de "detractor" de Jorge Jesus!...

      Quanto à interpretação que faz do meu postal, estará no seu legítimo direito de fazer aquela que melhor lhe aprouver, assim como a mim me assiste o direito de discordar completamente do seu comentário...
      SL

      Eliminar
  2. Muito bem. Tem toda razão e reconheço meu erro na interpretação do que escreveu, caro Álamo.
    Não minha opinião desde que JJ entrou no Sporting os meios que lhe são colocados nas mãos são os que os limitados recursos financeiros permitem. É a razão para a construção do plantel do ano passado, recheado de jogadores emprestados e a tentar recuperar o prestígio perdido. O dinheiro não dava para mais do que Bas Dost e um contentor de jogadores para tentar aproveitar algum.
    As vendas de Slimani, João Mário, Rubem Semedo e outros, permitiram esta época contratar verdadeiros reforços. Mas por valores proibitivos no ano passado.
    A pergunta que devemos fazer não é se Jorge Jesus quer olhar para dentro e encontrar soluções de qualidade para substituir os titulares, mas sim se temos no banco e na equipa B verdadeiras soluções.
    Na minha opinião só Podence é capaz de fazer a diferença. Dala merece oportunidades mas não é opção para Doumbia. Iuri não consegue se afirmar.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, caro CJ, com este segundo comentário parece que teríamos voltado à estaca zero, podendo recomeçar a nossa conversa em bases sãs, não fora dar-se o caso de não corresponder à verdade o "miserabilismo" de que acusa a "construção do plantel do ano passado". É que para além dos cerca de 10 milhões gastos com Bas Dost, o Sporting contratou mais 11 jogadores, num investimento que terá ficado muito próximo dos 16 milhões (quase 26 milhões no total!), fruto das exigências de JJ, que obrigou BdC a gastar o que tinha e o que não tinha, quase desbaratando metade do que tinha amealhado com João Mário e Slimani!...

      E poderia continuar a demonstrar com números que a sua benevolência pra com JJ não faz o mínimo sentido!...

      Poderia também acrescentar que no momento actual haverá no plantel principal do Sporting valores emergentes que não se resumem a Daniel Podence. Porque João Palhinha, Gelson Dala e Matheus Oliveira, ou ainda Iuri Medeiros e até Rafael Leão, serão nomes a considerar no futuro com muito mais confiança do que muitos dos 11 que chegaram ao Sporting na época passada. A grande questão será o tema central do meu postal: a "paciência" que não existe em Jorge Jesus!...

      É o que penso estimado leitor sportinguista.
      SL

      Eliminar
  3. Caro Álamo,
    Concordo consigo que na época passada foi demasiado dinheiro gasto para a qualidade dos jogadores.
    Mas aquelas aquisições não beneficiaram das vendas de João Mário e Slimani. Elas foram feitas antes do fecho do mercado que levou os nossos craques para Itália e Inglaterra, e portanto com parcos recursos disponíveis, e que não davam para mais.
    Não tínhamos 9 milhões para um Bruno Fernandes, 8 milhões para um Acuna ou 7,2 milhões por um Doumbia. Tínhamos 1M por Douglas, 1M por André, 2,5M por Castaignos(caríssimo!), 2,5M por Elias, 750mil por Meli, 500mil por Petrovic e emprestados como Marcovic e Joel Campbell. E não esquecer que apesar do 2º lugar,a época anterior terminou com um prejuizo de 31,9 milhões.
    Eu vejo as coisas assim: Jorge Jesus temia que algum clube batesse as cláusulas de rescisão dos craques do plantel, Adrien(esteve quase),William, Slimani e João Mário, e pediu a Bruno de Carvalho alternativas. Bruno de Carvalho, como não tinha dinheiro para topos de gama, apresentou jogadores em segunda mão. Esta época já não foi assim e comprou-se qualidade.
    Sou defensor da nossa formação. Acompanho todos os jogos transmitidos na SportingTV desde sempre. Vibro com Luis Maximiniano, Rafael Leão, Daniel Bragança, Gonçalo Costa, Benny Sousa, Leandro Tipote, Elves Baldé, Jovane Cabral, Diogo Brás... E fico triste quando vejo sair jogadores como Cedric Soares, André Martins, Ricardo Esgaio, Ruben Semedo, ou emprestarem Francisco Geraldes que acrescento aos nomes que destacou como sendo mais valias e importantes activos do Sporting e que devem ser valorizados.
    Em relação ao treinador recordo que JJ sempre disse que para ele o importante era o jogador ter as qualidades que entende servirem o seu modelo de jogo, sejam jovens ou velhos, amarelos ou verdes, da formação do Sporting ou do Brno.
    E este ano mais do que nunca quer ser Campeão pelo Sporting. De resto como todos nós.
    Saudações Leoninas e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom domingo também para si caro CJ. Como é normal entre sportinguistas, com uma boa conversa acabamos por nos colocar de acordo! Embora haja aqui e acolá pontos em que discordamos, como por exemplo sobre a categoria de André Martins e Ricardo Esgaio, a que juntarei André Santos e alguns mais, para alguma vez serem capazes de atingir o patamar compatível com a grandeza do Sporting, também vejo na "cantera leonina" talento a rodos que exigiria a tal "paciência" que JJ decididamente não tem. É um facto que ele não quer deixar Alvalade sem levar pelo menos um título de campeão no bolso, mas se permitir a si próprio outra escorregadela como em Moreira de Cónegos, nunca mais será campeão e se esbanjar o talento que a Academia lhe depositou nas mãos, será bem mais difícil. É um belíssino treinador mas possuirá defeitos absolutamente incompatíveis com o estatuto que julga ter, a começar por um narcisismo igual ou até superior ao do Presidente. Ambos, se calados e virados apenas para o interior e para o fundamental, mandando o acessório às urtigas, talvez consigam ser campeões. Estamos cá nós, os adeptos, para derreter de pancada e denunciar e mostrar toda a ignomínia dos rivais!...

      Saudações Leoninas

      Eliminar