sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Há pesadelos que se transformam em sonhos!...


Crónica de uma morte anunciada


«Comecei por um título inspirado em Gabriel García Márquez e é por esse caminho que vou.

Há um episódio delicioso na vida de "Gabo", contado por Carlos Fuentes; Dezembro de 1968, dirigem-se os dois, de comboio, de Paris para Praga, onde os espera Kundera: «chegámos de madrugada a Praga, esperava-nos na estação Kundera, que nos levou, a Gabo e a mim, a uma sauna, quando pedimos um duche para tirarmos o calor, Milan conduziu-nos ao rio Ultava e empurrou-nos, nus como minhocas, para a água congelada. Recordo o comentário de Gabo quando saímos roxos do rio: "Por um instante Carlos, julguei que íamos morrer juntos na terra de Kafka"».

O que tem isto a ver com o jogo de ontem?

Tudo.

Por muito que hoje ufanemos, houve um momento, ontem, que nos sentimos como minhocas em água congelada.

Nada.

Nada a ver, ontem, desceu em mim um espírito (uma fé) e comecei a rever um jogo acontecido há dez anos e uns meses na Madeira.

Houve um gajo qualquer do Nacional que marcou um golo, vamos para o intervalo a perder.

Penalty a favor do Sporting, Liedson falha.

Nus, minhocas, água congelada.

Qual quê; troca de Carlos, sai Martins, entra Bueno e o improvável goleador aponta quatro golos, Liedson redime-se do penalty falhado e o Sporting vence o Nacional na Madeira com o mesmo resultado que ontem venceu em Bucareste.

Há pesadelos que se transformam em sonhos.

(à atenção de Barcelona, Juventus e Olimpiakos).

Para terminar, não fui só eu, não fomos só nós, sportinguistas, a recear, o pior, ontem, a Bola, até já nos tinha embrulhado em papel negro, estavam preparados para anunciar a nossa morte, tiveram que a "desanunciar".»
(Pedro Oliveira, in És a Nossa Fé)


Com a devida vénia a Pedro Oliveira, aqui vos deixo um texto sublime da sua autoria, a que me atrevo a atribuir 20 valores, na escala dos meus tempos académicos das décadas de 50 e 60 do século passado. E notem que sempre fui forreta na atribuição de notas: 18 valores sempre foi o máximo que atribuí, porque 19 eram para mim e 20 apenas para quem soubesse mais do que eu!...

Pedro Oliveira deu hoje uma lição magistral a este fervoroso céptico que tantas vezes se esforça por vos fazer acreditar naquilo em que às vezes até ele não acredita. Talvez que Pedro Oliveira seja como eu. Talvez. Mas isso agora não interessa nada... Importante será o facto de eu estar agora convencido que... 

Há pesadelos que se transformam em sonhos!...


Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário