domingo, 7 de maio de 2017

Nem Peter Bosz de se pôr em bicos de pés!...


ATACAR AINDA É A MELHOR DEFESA

«Como nos velhos tempos. O Ajax voa na Europa. Está a um pequeno passo de regressar à final de uma grande competição no Velho Continente. Já lá vão 22 anos desde a mágica geração de Louis van Gaal que conquistou a Champions em 1995, frente ao AC Milan, e perdeu a final do ano seguinte, ante a Juventus. Mudam os nomes, mudam as caras, fica a receita. Liberdade, criatividade e espírito ofensivo numa equipa com uma média de idades de 22 anos. 

"Acreditamos que atacar é a melhor forma de defender", lembrou o treinador Peter Bosz após a goleada imposta pela sua formação ao Lyon, por 4-1, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa. Uma ideia romântica, por vezes inocente, num futebol tantas vezes decidido no cinismo e na especulação de algumas equipas, mas sempre linda quando resulta. 

A vitória frente ao Lyon foi um hino à juventude e ao futebol de ataque. Betrand Traoré, cedido pelo Chelsea, tem 21 anos, e bisou no encontro. Younes (23 anos) e Dolberg (19) marcaram os outros dois golos.

Longe vão os tempos da mítica geração de Van der Sar, Davids, Seedorf, Finidi, Kanu, Kluivert, Overmars, Litmanen e dos irmãos De Boer. Os golden boys de Van Gaal. E as comparações não podem ser feitas. Mas o Ajax volta a contar com um conjunto de meninos sem medo de serem felizes. Divertem-se em campo. Divertem-nos. Representam um futebol puro cada vez mais difícil de encontrar. E, melhor do que tudo, ganham. Perdoa-me, Anthony Lopes. Não fosses tu e o teu Lyon podia ter sofrido mais três ou quatro golos. Foste o melhor da tua equipa. Mas estes miúdos do Ajax merecem ir à final e continuar a brindar-nos com este sonho lindo»
(Luís Aguilar, Off the record, in Record)




E os "miúdos do Ajax" não tiveram de nascer 10 vezes!...

Nem Peter Bosz de se pôr em bicos de pés!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Gostei imenso das últimas frases....um ataque escondido ao que diz e faz JJ.

    Gostei ainda particularmente de se dar crédito ao que diz um tótó que escreve livros sobre a Fifa. Gosto mais ainda de esta fim de semana essa grande equipa do AJAX que têm um sonho lindo e um futebol ainda mais bonito estarem a 90m de mais um belo sonho: Não ganharem por mais um ano o campeonato holandês!

    ResponderEliminar
  2. RG um grande Post cheio de Verdades!!!O Sporting por mais um ano,tambem nao vai ganhar o Campeonato!!Mas vemos alguem sempre em bicos de pés!!!!

    ResponderEliminar