terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

R.I.P. Mário Coluna



Mário Coluna, que desde menino, me habituei a conhecer como "Monstro Sagrado", faleceu hoje em Maputo, aos 78 anos. 

Esse "Monstro Sagrado". terá sido o jogador que, envergando a camisola que desde que me conheço, sempre determinou em mim, a mais eterna das rivalidades, o meu maior "ódiozinho de estimação", o adversário que em qualquer momento ou circunstância, eu desejei ver ajoelhado ante o leão rampante de listas verde e brancas, eu mais admirei e que vejo desaparecer com infinita tristeza.

Mário Coluna foi único para mim. Pelo fantástico e incomparável futebol que sempre exibiu, e acima de todo o seu ímpar talento como atleta, pela sua postura de profunda e inatacável respeitabilidade. 

Hoje o futebol é mais luta que "fair play" e chovem sanções disciplinares à dezenas em cada jogo. No tempo de Mário Coluna, ainda não tinham nascido os famigerados cartões amarelos e vermelhos. A disciplina, ou era, raramente, imposta pelo sobrolho carregado dos árbitros, ou descambava não raras vezes em cenas pouco edificantes. Com Mário Coluna em campo, qualquer árbitro se preocupava apenas com o seu trabalho técnico. Porque ao mais pequeno desentendimento entre os companheiros e adversários, ele corria para o local do "acidente" e a disputa terminava ali, tal a importância e respeitabilidade que dele emanava para todos quantos calcassem o risco. Com a sua voz baixa, lenta e pausada, era como se alguém despejasse água sobre brasas. Tanto perante os seus companheiros, como junto dos adversários.

Mário Coluna foi único e grande. Tão grande, que uma boa fatia da grandeza do seu clube de sempre, a ele o deverá eternamente.   

Deixo a imagem de Mário Coluna como o conheci. É assim que quero recordá-lo sempre. 

Estejas onde estiveres, um abraço leonino, Mário, e até sempre, com profundo respeito e admiração!...

Leoninamente,
Até à próxima
  

2 comentários:

  1. O meu desejo de que descanse em Paz...!

    Mário Coluna...era o verdadeiro motor da sua equipa...a ele se devem em grande parte...
    Muitos dos exitos que o benfica somou durante muitos anos...

    Paz à sua alma...!!

    ResponderEliminar
  2. Dos têxtos mais conseguidos q li sobre o Enorme Mário Coluna!!!
    Chamei a tenção para ele no blog Benfiliado.
    Foste Enorme no q escreveste!Ainda há Leões no Sporting!!!
    Saudações Desportivas e Benfiquistas!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar