sexta-feira, 3 de maio de 2013

Tiago Ilori, ouve o teu Professor. Sempre !!!...

in jornal Record

Muita água já passou sob as pontes desde que por aqui escrevi isto. Eram tempos de "paciência" e de "fretes e duques", que acabariam por nos matar a esperança. Tudo foi arrastado pelas águas que passaram sob as pontes e que, tumultuosas e alheias a sentimentos, estados de alma, desgraças e podridões, tudo levaram para o mar libertador. De unhas roídas pelo desespero e colocando camada sobre camada de bálsamo, nas feridas do coração e da alma, chegámos a 2013 e começámos, lentamente, a deixar de novo entrar em nós a fé e a esperança.
 
Mas o menino onde então imaginei uma estrela, não se deixou arrastar pelas águas que viriam depois, inopinada e miraculosamente, a determinar uma redenção para tantos e tantos que já quase tinham baixado os braços. Esse menino continuou a fazer o seu trabalho, com a fé que em quase todos nós já fenecia. Soube esperar, deu tempo ao tempo, com paciência, trabalho e determinação.
 
Entretanto, com a sorte que normalmente acompanha quem merece, esse menino viu entrar de rompante na sua vida, a chave que lhe trouxe a resposta para as questões que a si próprio tantas e tantas vezes colocou: o que fazer, como fazer e quando fazer, para rasgar os horizontes que sempre imaginou estarem ali, ao alcance das suas mãos e do seu tão grande querer. Apareceu-lhe pela frente um sorriso convidativo, tranquilo e amigo, que lhe terá garantido que o céu seria o seu limite, se nisso acreditasse e nisso depositasse todo o seu empenho. Não, não foi um qualquer deus menor que se cruzou com Tiago Ilori. Foi um homem bom, amigo e respirando saber, chamado "mister" Jesualdo Ferreira, a quem ele Tiago e eu, mesmo longe e sem a mão alguma vez lhe ter apertado, deveremos chamar, apenas, Professor!...
 
Longe já vai aquele dia de estreia contra a União de Leiria. Longe já vai aquela sua falha monumental que esse jogo lhe trouxe e outras falhas que a sua juventude e inexperiência lhe haveriam de trazer depois. Agora, bem perto está o Professor, bem perto está o trilho do sucesso, bem perto estará o radioso horizonte que sempre buscou. Mas, Tiago, aquele que há quase dois anos aqui vaticinou que estaria a nascer uma estrela, num post que hoje me orgulha e que quase adivinho  muitas vezes terás relido, é o mesmo que hoje te diz, que estarás evidentemente perto do cumprimento dos teus legítimos sonhos e anseios, mas que também mil e uma tentações de toda a ordem estarão demasiado perto de ti.
 
Cuidado Tiago. Não tenhas pressa. Estarás perto de muita coisa que te atrai e desejas muito, mas ainda estarás muito longe do momento ideal de ires para longe, abandonando tudo o que agora tens perto de ti e de que ainda não deverás prescindir, porque ainda é muito cedo. Ainda é cedo para abandonares o conforto e a protecção do teu Clube de sempre. Ainda é cedo para prescindires do teu Professor, ainda é cedo para dares ouvidos ao canto das sereias que, sem pensarem em ti, te vão quase endoidecendo com tantas e melodiosas cantigas de amor e promessas de felicidade eterna.
 
Olha Tiago, leoninamente te digo, com a mesma convicção com que escrevi de ti o que tantas vezes releste e porventura te deu ânimo para continuares. Não ouças sereias, nem te deixes seduzir por nada, nem por ninguém. Tens todo o tempo do mundo para teres esse mundo aos teus pés. Fá-lo no momento certo, apenas. Perguntar-me-ás em pensamento, quando virá esse momento?! Pois bem, vou assumir essa resposta, por tudo aquilo que me levou a escrever há dois anos as palavras bonitas que por aqui deixei sobre ti e por aquilo que hoje já representas: só há uma pessoa no mundo que te poderá dizer que esse momento chegou, quando chegar e essa única pessoa é o teu Professor! Quando ele um dia te disser que estás pronto e preparado para partir, então sim, embarca no barco dos teus sonho e... que sejas muito feliz! Porque se assim fizeres, só poderás ser feliz!!!...
 
Leoninamente,
Até á próxima 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário