domingo, 28 de abril de 2013

Meninos, ouçam bem: cabecinha no lugar e leão ao peito!!!...


Ontem tive o privilégio de ter estado entre os convidados do Núcleo Sportinguista de Ílhavo, que recebeu e acompanhou a comitiva de Iniciados do Sporting Clube de Portugal, na sua deslocação à Gafanha da Nazaré, onde defrontaram a sua congénere local, no jogo referente à 3.ª jornada da 3.ª fase do Campeonato Nacional.

Sobre o excelente jogo que esta talentosa juventude leonina realizou, referirei que assisti a mais uma vitória indiscutível da qualidade, que só factores exteriores poderiam evitar que acontecesse. Com o excelente trabalho realizado pela equipa de arbitragem que veio do Porto e pese embora a excelente réplica da equipa da casa, a clara supremacia individual e colectiva dos leões só poderia dar mais do mesmo que as duas jornadas anteriores já haviam mostrado. A vitória de hoje garantiu a invencibilidade na prova deste jovens leões, cada vez mais embalados para a conquista do título, que que já foge ao Sporting Clube de Portugal desde 2007/08. 
 
Os comandados de Telmo Costa, entraram determinados e evidenciando uma pressão e controle sobre o adversário, que não é vulgar assistir neste escalão da formação. Aproveitado a ajuda do forte vento que se fazia sentir na região e mais propriamente no rectângulo de jogo, a equipa leonina remeteu o adversário para o seu meio campo, onde em grande parte do tempo foram evoluindo 21 jogadores, com o nosso guarda-redes a assistir de longe, a meio do nosso meio campo, à autêntica cavalgada dos seus companheiros. Assim, logo aos dois minutos de jogo o Sporting inaugurou o marcador, com um golo de oportunidade de Hugo Farinha. Com a vantagem conseguida tão cedo, os «leões» passaram a jogar descontraídos, evidenciando toda a sua supremacia. Tal facto traduziu-se porém num progressivo baixar de linhas por parte dos da casa e o intervalo chegou sem que o resultado se alterasse.

Na segunda parte, com o Sporting a jogar contra o vento, o adversário tentou subir no terreno e conseguiu estabelecer um certo equilíbrio. Contudo a superioridade leonina nunca foi posta em causa e numa boa saída, os "leões" conquistaram uma grande penalidade, por falta clara de um dos centrais do Gafanha sobre Idrisa Sambú, que Moreto Cassamá, chamado a converter, não desperdiçou. Vitória tranquila, numa partida que não terá sido fácil, perante uma formação que em  sua casa vem impondo grandes dificuldades aos visitantes e que já teve o supremo "descaramento" de ir ganhar por 1-0 ao Benfica, no Seixal, afastando-o, quiçá definitivamente, de quaisquer aspirações ao título.

Quando somos confrontados com o quase ostracismo a que, a grande parte dos órgãos de CS votam este importante escalão de formação e todo o trabalho desenvolvido pelos clubes, dirigentes e técnicos, sublimado pelo facto de a maior parte dos analistas, apresentar como dado adquirido a quase inexistência de grandes valores com qualidade e potencial para voos mais altos, é com uma satisfação do tamanho do mundo e um enorme orgulho que, como sportinguista e adepto ferrenho da formação leonina, aqui vos garanto hoje, amigos sportinguistas, que estará a sair das mão de Telmo Costa, mais uma fornada de talentos à altura da tradição do glorioso Sporting Clube de Portugal. Sou avesso a exaltações pessoais, que considero quase sempre contribuem para o deslumbramento desta talentosa "miudagem". Mas a postura de humilde e respeitosa responsabilidade, que depois constatei no jantar que com todos eles partilhei, levam-me a exaltar o excelente trabalho que tem sido desenvolvido por homens como o director de equipa Luís Silva,  o coordenador de formação José Lima, o treinador principal Telmo Costa e os adjuntos João Vargas e Nuno Almeida.

Por tudo o que antes disse e valorizando o forte sentido colectivo e a surpreendente responsabilidade desportiva e social de todos estes jovens jogadores do Sporting Clube de Portugal,  que testemunhei em toda a tarde e princípio de noite de hoje e a agradável impressão que todos me provocaram, quero aqui deixar a minha admiração pelos excelentes atributos futebolísticos de três dessas jovens promessas leoninas: 

Pedro Ferreira (hoje com o nº6 e um capitão e trinco da velha escola, a seguir com muita atenção e esperança), Moreto Cassamá (hoje com o nº 10 e um predestinado organizador de jogo, que quase pela certa nos fará sorrir muito em breve) e Idrisa Sambu, uma fenomenal estampa atlética, habitual atacante titular com uma técnica invulgar e que depois de debelada uma arreliadora lesão, Telmo Costa hoje lançou no 2º tempo, quem sabe se a pensar já na próxima jornada, em que o título nos poderá sorrir.

Mas todos os seus companheiros são merecedores da nossa admiração, respeito e interesse, porque o colectivo que hoje nos foi dado apreciar, é um todo de talento, esforço, dedicação e devoção! Bem haja mais esta nova e prometedora "geração academia" que já está na forja e que não acontece por milagre. A glória de amanhã, dá muito trabalho hoje. Que a mente de todos estes meninos, permaneça sempre sã, aberta e disponível para corresponder aos ensinamentos, com um forte desejo de aprender,  ao trabalho, com um forte desejo de evoluir e ao esforço que sempre exigirá a grandeza do Clube que os acolheu e que lhes poderá proporcionar aquilo que nenhum outro clube do mundo conseguirá. Que nunca se esqueçam disso. Nada de pressas e ambições desmedidas. Trabalho, muito trabalho. E façam-me um grande favor: sempre, sempre, com a cabecinha no lugar e... o leão ao peito!!!...

Leoninamente,
Até à próxima
 


2 comentários:

  1. parece que temos aqui mais uma geração de ouro, assim a saibamos fazer crescer e aproveitar já graúdos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão a crescer amigo Rui Coelho!...
      Quando se vêem no relvado - sintético, mas de excelente qualidade na Gafanha da Nazaré! -, impressiona a sua estampa atlética, para quem ainda não chegou aos 15 anos! Todos eles, mesmos os mais baixos, apresentam invejáveis caixas toráxicas e uma surpreendente musculatura nas pernas. Há ali muito, cuidado e persistente trabalho de ginásio!...
      Quando depois nos aparecem fora do ambiente desportivo, vemos que são uns meninos, ainda imberbes e de sorriso fácil e "garotão"! E pelo que vi e pelas impressões que tive a oportunidade de trocar com todos ao longo de duas horas, estão muito bem entregues. Os responsáveis serão da mais fina água. E coisa curiosa, o Sporting pensa a sério e em profundidade, em todas as vertentes da formação. Lá estava uma simpática e jovem psicóloga a acompanhá-los. Disseram-me que há mais, salvo erro duas, que varrem esse importante campo, dividindo entre eles(as), todas as equipas da Formação, desde os benjamins. A sério, é assim que se trabalha na Academia Sporting.
      E outro pormenor curioso a que assisti. A equipa viaja em grupo, respeitando rigidamente as normas que ninguém discute, desde Lisboa e até ao final do jantar. Então, alguns jovens atletas dirigem-se aos responsáveis para lhes solicitar permissão para saírem do grupo e regressarem a casa com os pais, que fizeram 300 km desde Lisboa para os acompanharem, naturalmente sempre fora do grupo, mas garantindo-lhes na bancada e no regresso todo o apoio e presença. Permissão dada, sempre num ambiente de profundo respeito e responsabilidade, depois das despedidas que um a um individualmente fazem aos seus líderes, aí vão eles com os seus, com uma sã alegria estampada nos rostos.
      Fiquei extasiado com a organização, o respeito e disciplina que envolve todo o grupo. E aqui sobressai o papel dos Núcleos Sportinguistas: o grupo saiu de manhã de Lisboa e fez uma paragem para almoço na Figueira da Foz, onde o núcleo local ofereceu o almoço, no restaurante que o próprio explora. No final do jogo o Núcleo de Ílhavo ofereceu-lhes o jantar no restaurante "O Leão" da Gafanha da Nazaré. É assim que as coisas funcionam, para aliviar o Clube do peso de todos os custos inerentes. É comovedor constatar a paixão leonina que envolve a nossa Formação e o papel, tão esquecido por vezes, dos Núcleos Sportinguistas espalhados pelo país. Isto é o Sporting!!!...

      SL

      Eliminar