domingo, 24 de março de 2013

Serão 9 ou 10, os mandamentos de um grande líder?!...


Nesta manhã de ressaca eleitoral, um amigo sportinguista que porventura nunca terá visitado este blog, ainda lambendo as feridas que uma opção diferente da que sabe ter sido a minha, lhe terão provocado, perguntou-me em que raio é que eu assentava a minha “danada” convicção sobre a capacidade de liderança de Bruno de Carvalho. E era tão firme o desejo que os seus olhos deixavam transparecer, de uma clara balizagem dessa minha convicção, que lhe expliquei com algum detalhe a teoria dos 9 C’s, que me serviu de cimento na construção das minhas “certezas”.
Houve há muitos anos atrás uma grave crise na norte-americana Chrysler, que só foi recuperada quando os seus destinos foram entregues a um senhor chamado Lee Iacocca, que viria a publicar um livro – Where have all the leaders gone? – e que um dia terá escrito um texto chamado “ A teoria dos 9 C’s – o que um líder deve ter como características”. Sem qualquer preocupação de sistematização da importância de cada uma, alinhá-las-ei segundo a ordem que, na exposição que fiz ao meu amigo, me foram surgindo, ou surgem agora, na memória:

1 - Carácter. Um líder deverá saber em todos os momentos da sua vida, a diferença entre o certo e o errado e ter a coragem de agir do modo certo. Lincoln terá dito certa vez que se “alguém quiser testar o carácter de um homem, dê-lhe poder”. 
2 - Carisma. É aquela qualidade do líder, que determina aos seus seguidores o caminho que deverá ser percorrido. É a inspiração e a confiança inabalável que neles determina.
3 - Curiosidade. Um lider terá de demonstrar curiosidade, por isso deverá ter a preocupação de ouvir as pessoas fora do seu círculo, os famosos “yes man” e, sem cair na arrogância de tudo saber e dominar ou, pior ainda, menorizar a opinião que lhe é exterior, testar as crenças ou as opiniões estranhas, que lhe trarão a certeza da correcção da sua própria opinião.
4 - Comunicabilidade. Um líder deverá sempre e sem qualquer excepção, encarar a realidade e falar verdade.
5 - Criatividade. Um líder surpreenderá sempre com as opções que toma e que ninguém imaginaria que alguma vez pudesse tomar, governe ele uma empresa ou um país. Um líder previsível nunca será um verdadeiro líder.
6 - Coragem. Um líder presumido e que julgue que falando alto convencerá os oponentes, nunca revelará a verdadeira coragem. Coragem será sentar-se numa mesa de negociações duras e… falar, simplesmente.
7 - Convicção. Um líder tem dentro de si um fogo que arde sem se ver. Uma paixão e uma determinação inquebrantáveis, de querer fazer o que tem de fazer, até ao fim, custe o que custar.
8 - Competência. Um líder tem obrigatóriamente de saber em cada momento da sua actuação, o que está a fazer. E, tão importante como isso, saber rodear-se de pessoas que também saibam o que estão a fazer.
9 – Common sense, ou, em português, senso comum. Nunca haverá nenhum líder sem esta característica ou qualidade. Jamais!...

Há quem advogue que a estes 9 C’s, faltará juntar um décimo, que seria o maior e aquele que, por analogia aos 10 mandamentos das tábuas de Moisés, completaria a bíblia de todos os líderes, sustentando que ninguém nasce líder, mas que simplesmente as circunstâncias o criarão. Não será uma característica pessoal, apenas uma circunstância envolvente e determinante. Esse décimo será precisamente aquilo que hoje nos envolve a todos e que obrigatoriamente lapidará qualquer liderança. Escreve-se naturalmente com C, chama-se Crise e será nos tempos que correm, um teste irrecusável!...
O meu amigo sportinguista, ouviu atentamente a minha longa exposição e no fim disse-me: Tenho pena desta nossa conversa não ter sido antes do dia de ontem. Mas Bruno de Carvalho, tem agora em mim um apoiante convicto.

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. E um lider com esses 9/10 C's acrescentará mais cedo ou mais tarde um outro C.

    O C DE CAMPEÃO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí, caro António Gomes, o pobre do Lee Iacocca falhou!
      Apenas porque, entretido com o baseball, nunca viu os cinco violinos em acção...
      Agora mais a sério, o caro difícilmente seria um grande líder. Porque para cumprir o 4º C, nunca poderia, ao falar do título de campeão, falar em "mais cedo". Para falar verdade deveria falar sempre em "mais tarde"!...
      Aconselho-o a ver e rever o vídeo de Jorge Sampaio.

      SL

      Eliminar
  2. Só por curiosidade... Em que é que o Couceiro, nesta lista, é melhor do que o Bruno de Carvalho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Travenca,

      Embora eu reconheça que Couceiro reunirá algumas das características da famosa lista de Iacocca, razão pela qual sempre me mereceu e continua a merecer, admiração e respeito, não varrerá satisfatória e integralmente toda a lista.
      Na minha opinião e para não dissecar de novo toda a lista em exercício comparativo, dir-lhe-ei que jamais Couceiro possuirá o CARISMA, a CORAGEM e a CONVICÇÃO de Bruno de Carvalho. Claro que o prisma de observação de cada um de nós, poderá ser diferente. Mas a grande maioria dos sportinguistas eleitores - 8944/5928 e 59,54%/39,46% o que equivale a um diferencial de 20% - e dos críticos da CS têm obviamente uma convicção que acompanha exactamente aquela que perfilho. Note que a vitória de Bruno de Carvalho assentou numa diferença de mais 3.000 eleitores. E nao fora a disposição estatutária que contraria a regra base da democracia - um homem um voto - teria sido esmagadora.
      Creio ter satisfeito a sua curiosidade. Mas todos nós deveremos reflectir bem no gesto de José Couceiro e colocarmos uma pedra sobre as eleições. O novo líder do Sporting é Bruno de Carvalho. Foi sobre ele e os seus atributos que falei no texto que escrevi. E nem eu prório sei bem porque estou agora a falar de José Couceiro. José Couceiro é passado...

      SL

      Eliminar
  3. mais dois "C's" para lista...

    "C"oncordo "C"ompletamente...!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro ZE,

      É agradável constatar o bom homor que vai começando a invadir as hostes do formidável universo leonino. Voltou a alegria, voltou a esperança e já se ouvem as pancadas de todos os leões a baterem na porta do Futuro...
      Sente-se a decepção daqueles sportinguistas que acreditavam numa outra via. Mas a esses eu desejaria dizer que não haverá motivos para isso. A esses eu lembraria que os que deram a vitória a Bruno de Carvalho, não o fizeram contra eles e desejam que esse momento fique para trás e, todos juntos e unidos, devemos começar a construir o Amanhã. Bruno de Carvalho é demasiado sportinguista para excluir seja quem for deste projecto que visa levantar o Sporting do chão. Vamos destruir e arrasar as trincheiras onde cada um por opção lutou pelos seus ideais. Agora o ideal pasou a ser para todos sem excepção apenas um: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, O NOSSO GRANDE AMOR !!!...

      Saudações Leoninas



      Eliminar