quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SPORTING TV


"Gato escaldado de água fria tem medo" !... Quando no dia de ontem foram apresentados no site do Sporting, numa altura complicada para a principal actividade do clube, novos dados sobre o futuro canal televisivo, a acção sugeriu-me, com frontalidade o reconheço, uma mera manobra comunicacional, uma "aspirina" tendente a combater as dores de cabeça com que naturalmente se debate todo o universo sportinguista. Seria uma "não notícia" para preencher vazios de programação. Mas com o alargamento do espectro noticioso e com os ulteriores tratamento e detalhe que nos foram sendo facultados, o carácter eventualmente especulativo que admitira, foi-se esbatendo e a substância que em princípio não imaginara, acabou por justificar e impôr as razões e a oportunidade da sua divulgação.
Depois de vários avanços e recuos nos últimos anos, o projeto do canal de televisão do Sporting Clube de Portugal vai ser concretizado, na sequência da reestruturação levada a efeito em toda a área de comunicação do clube.
O Sporting vai lançar no primeiro semestre de 2013 um canal de televisão, SPORTINGTV, que será gerido por uma nova empresa e emitido pelas operadoras de cabo Meo e Zon.
O estúdios e a redação funcionarão no complexo do Estádio José Alvalade, estando já definidas as instalações para o efeito, sendo o canal a face mais visível de um projeto unificado da comunicação do Sporting. Além da televisão, o projeto engloba a versão em papel e a versão 'e-paper' do jornal do clube, a internet, as redes sociais, o grafismo e a comunicação institucional do futebol e do ímpar ecletismo do Sporting Clube de Portugal. 
Segundo os responsáveis leoninos, a SPORTINGTV será uma televisão eclética, um modelo diferente das dos rivais Porto e Benfica, particularmente enfocada  para as transmissões directas das diferentes modalidades, das camadas jovens, do Sporting B no futebol, mas, ao mesmo tempo com informação e entretenimento e dedicará uma atenção especial à história do Sporting.
Era ambição inicial da estrutura dirigente leonina, que a  SPORTINGTV estivesse no maior número de paltaformas, mas, atendendo à crise, e não sendo o Sporting uma ilha neste mundo cada vez mais golbalizado e interdependente, a SPORTINGTV só avançará com a suprema preocupação de que seja garantida a sustentabilidade financeira, que virá das receitas angariadas junto das diferentes operadoras de cabo.
O projeto assentará no reforço da equipa já existente na área de comunicação do Sporting, tornando-a multidisciplinar e geradora de sinergias. Se comparado com as realidades do Benfica e Porto, será um modelo completamente diferente, que aproveitará a vantagem de surgir mais tarde, para fazer melhor e de forma mais inovadora, com mais interatividade e adaptado aos novos tempos.
Apoiante incondicional desde a primeira hora, do projecto de um canal televisivo do Sporting Clube de Portugal, felicito o clube, na pessoa de Rui Paulo Figueiredo, pela perspectiva da sua implementação já no decorrer do primeiro semestre de 2013. Que esta realização seja o bálsamo que amenize de algum modo os desgostos, decepções e esperas com que temos sido contemplados. Mas aqui do meu canto, alerto para o acréscimo de responsabilidade que o novo canal inexoravelmente comportará. Ele nunca será compatível com mais vacilações, falhas organizacionais e sistemáticas correcções de percurso por parte de quem dirige, nem incertezas, decepções e desânimo na parte que aos adeptos diz respeito, exactamente aqueles a quem se dirige. O projecto só poderá ter êxito, se êxito tiver a política desportiva do Sporting Clube de Portugal !...
 
Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário