segunda-feira, 23 de abril de 2012

Acorda para a realidade André !...

Mais do que a expulsão de Diego Rubio, que se compreende e perdoa e que o ajudará a crescer como prometedor futebolista que é, mas que não o impedirá de ouvir da boca de Sá Pinto toda a decepção que o lance lhe provocou, como  as imagens subsequentes confirmaram. Mais do que a superficialidade e falta de concentraçao evidenciadas por Renato Neto, que não terá valorizado devidamente as várias recomendações do seu líder e, apesar do magnífico golo que marcou, sentiu na pele as consequências da ligeireza com que vinha abordando os lances, num convite sereno mas firme para tomar o seu duche ao intervalo. Mais do que a fantástica exibição rubricada por André Martins ao longo de uma hora redonda que esteve em campo e que Ricardo Sá Pinto terá poupado, porque eventualmente entrará no seu programa estratégico para 5ª feira. Mais do que estes pormenores que Sá Pinto provou saber tornear e certamente conseguirá corrigir no futuro, o que verdadeiramente o jogo de ontem me trouxe de surpreendente e me deixou triste e decepcionado, foi a prestação de Carrillo!...
Desde que chegou a Alvalade e começou a exibir todo o seu potencial futebolístico, considerei André Carrillo Diaz, "La Culebra" como vinha rotulado do seu  Alianza de Lima, como um jogador de eleição, daqueles que pouco tempo permaneceria no Sporting. Era minha firme convicção de que a sua fantástica estampa atlética, aliada a uma velocidade fenomenal e a uns estonteantes domínio de bola e facilidade de drible em progressão, cedo dariam nas vistas e que um qualquer colosso europeu o impediria de aquecer o seu lugar em Alvalade. A Domingos Paciência primeiro e a Ricardo Sá Pinto depois, os atributos desta pérola peruana também não passaram despercebidos e a sua utilização regular por qualquer deles trouxe-nos a confirmação de que seria ele porventura, o primeiro de todos os jovens contratados pelo Sporting a saltar para o êxito e para as primeiras páginas da imprensa lusa e europeia.
Tal não aconteceu. Depois de conseguir ao longo de quase todos os jogos em que foi chamado à primeira equipa, prestações entusiasmantes que mais não fizeram que confirmar as naturais expectativas que desde cedo o seu futebol nos obrigou a adivinhar, Carrillo foi perdendo gás, intensidade, brilho, discernimento e passou a ser um jogador que complica o que é fácil, que insiste e persiste num individualismo estéril e absolutamente improfícuo para o jogo colectivo da equipa. Aquele seu golo de cabeça em Alvalade, com que ajudou a "despachar" o Marítimo na Taça de Portugal, poderia ter sido o raio de Sol que iluminasse o seu futuro. Mas aquela falha clamorosa, de baliza aberta, que protagonizou nos últimos minutos contra o Athletic de Bilbao, impediu o Sporting de alcançar o resultado que merecia e lhe poderia trazer outro conforto na próxima 5ª feira. Assim como atrasou ainda mais o seu processo de afirmação.
O jogo da Choupana terá sido o seu pior jogo desde que veste a camisola do Sporting. Inexplicavelmente, Carrillo falhou durante todo o tempo  e terá comprometido seriamente a sua ascensão no Sporting e o cumprimento acelerado dos seus legítimos sonhos. Temo que a sua prestação na Madeira tenha sido um passo atrás na sua desejada evolução. Penso que Ricardo Sá Pinto terá que lhe agarrar com mão férrea por um braço e puxá-lo para a realidade do futebol que se joga na Europa. E tenho quase a certeza de que irá mesmo fazê-lo e proibi-lo de continuar a ser "um brinca na areia" como muitos que por aí se perderam para o futebol. Porque "La Culebra", pesem embora todas as fantásticas qualidades que possui e que não desaparecerão nunca, não poderá continuar a pensar em "serpentear", sózinho, rebelde e malabarista, como o fazia no seu Alianza de Lima. Em Portugal e em todo o futebol europeu, os adversários dão no osso, carregam duramente e nunca lhe permitirão as veleidades de fantasista que trouxe do seu Peru. Abre os olhos André, ouve muito bem tudo o que Sá Pinto te disser. Com todo o teu talento, só serás grande e ídolo, se ouvires o teu líder e entenderes o futebol como um jogo colectivo! Joga com e para os teus companheiros! Deixa de jogar para ti, joga para o Sporting e verás que tudo vai melhorar! Acredita no que te digo! Acorda para a realidade André !...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Um gr4ande conselho o teu Álamo. Quem dera que ele o pudesse ler e compreender.
    É dito com o coração e do coração.

    Abraços leoninamente de acordo

    ResponderEliminar
  2. Estimada amiga,
    Ai se eu lhe pudesse dizer de viva voz, cara a cara e de olhos nos olhos...
    Onde será que "puto" anda com a cabeça?!...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo,

    Concordo com a sua apreciação, não obstante creio tratar-se mais de uma questão de confiança. Foi dos jogadores que mais me entusiasmou quando chegou, mas com o tempo, sabe-se lá porquê, foi 'desen-carrilhando'...Creio, no entanto não ser ainda muito preocupante. Também o Diego Rubio(também ele muito jovem) no inicio da época encantava mas depois foi perdendo o brilho e agora está a regressar aos poucos(os outros poucos, servem para cometer erros, como o que cometeu na Madeira). Penso tratar-se unicamente de um processo de amadurecimento. Acredito que o seu enorme talento irá ser bem trabalhando e aproveitado pelo Sá e que num futuro muito próximo regalar-nos-emos com a imprevisibilidade, austúcia e eficácia, caracteristicas próprias de uma 'Culebra'!
    Não obstante, algo está claro: precisa trabalhar mais para a equipa, correr mais, concentrar-se mais, melhorar táticamente. Quando consiga fazer isso a preceito, veremos a perfeita simbiose entre uma 'culebra y un león'. Acredito que o conseguirá, pois tem tudo para isso!

    Um abraço,
    Manuel Santos

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo,

    O Carrilho "perdeu-se" porque nesse jogo tapou e bem, o lado esquerdo. Não foi tão incisivo à frente? Claro que não, mas defendeu e muito. Além disso temos de ter algum cuidado na apreciação de jogadores que ainda são juniores, ou quase. Quanto a mim, Carrilho é e será sempre, enorme jogador. Está a ficar mais completo, já defende. Só lhe falta ser mais consequente nas arrancadas e, claro, ter continuidade na equipa, algo que perdeu com Sá Pinto.

    ResponderEliminar
  5. Caro Manuel Santos,
    A sua apreciação é claramente mais benevolente que a minha e não serei eu que, como disse, considero Carrillo como um dos jovens com mais potencial que está no Sporting, que o vou contestar. O meu desapontamento advém do facto de ele "roubar" à equipa sucessivas jogadas de ataque. Se compararmos com André Martins ficaremos esclarecidos. Claro que acredito no seu futuro, se e quando ele mudar a sua forma de ver o jogo e se consciencializar que a Europa é um mundo completamente diferente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro Travenca,
    No aspecto de rigor defensivo, também acho que Carrillo está diferente para melhor. Se bem que ainda não faz o trabalho de Capel ou Izmailov, mas vai felizmente a caminho.
    Agora, se nos dermos ao trabalho de contabilizar o número de jogadas que ele "rouba" à equipa, permitindo ao adversário rápidas e perigosas transições, concluiremos uma coisa curiosa: os próprios companheiros, começam a ter algumas reservas em lhe endossar a bola. Porque raramente ele dá seguimento e isso será terrível para Carrillo e para a equipa.
    Sá Pinto terá concluído já, que este "menino" ainda está verde. E com a carga de responsabilidade que os últimos jogos trouxeram, é natural que não arrisque. É o Sporting que está em causa e, para já, não é Carrillo. Mas é tempo de André começar a entender que não pode falhar tanto nas arrancadas, como o meu amigo muito bem define e eu concordo.

    Um abraço

    ResponderEliminar