sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tiago Ilori: estará a nascer uma estrela ?!...

Tiago Abiola Delfim Almeida Ilori, nascido a 26 de Fevereiro de 1993 - 18 anos!... - filho de pai britânico de origem nigeriana e de mãe portuguesa do Algarve, deu os primeiros passos no Imortal de Albufeira, onde as suas precoces qualidades de futebolista. velocidade e admirável controle de bola, foram detectadas pelo radar leonino, que com 13 anos o trouxe para a Academia. O seu processo de formação envolveu  uma passagem de um ano - 2007/2008 - pelo Estoril por empréstimo, onde deixou os terrenos mais adiantados no relvado e se fixou como central. Regressado ao Sporting, evoluiu nos diversos escalões e como junior de 2º ano, Domingos Paciência decidiu levá-lo consigo para o estágio na Holanda.
Em Hoenderloo, Tiago Ilori, com o seu 1,90 de altura e os seus 80 kgs de peso, a sua serenidade e boa leitura de jogo, a competência no jogo aéreo e a habilidade revelada com os dois pés, fixaram a atenção de Domingos Paciência que, muito provavelmente não permitirá que deixe de estar, por direito próprio, no plantel do Sporting para esta nova época. Domingos terá visto neste jovem jogador a resposta para a necessidade de mais um central, que tantos e tantos sportinguistas têm invocado para a nossa defesa. E fez questão de o incluir na comitiva para a digressão ao Canadá.
Quem vê jogar Tiago Ilori, fica como que extasiado com a elegância, a tranquilidade, a "souplesse" e a desenvoltura com este menino pratica o seu futebol, alicerçadas numa espectacular  estampa atlética, onde sobressai a sua altura e o recorte fino e escorreito da sua envergadura.
Com o seu sorriso franco de menino, Tiago disse à chegada a Lisboa vindo da Holanda, que estava feliz por lhe ter sido dada a oportunidade de fazer o estágio e que o mesmo representou uma possibilidade de ouro para aprender. Se calhar nem lhe passava pela cabeça o que Domingos Paciência já havia interiorizado e que a sua aventura não terminaria com o fim do estágio em Hoenderloo. Afinal, acabou por atravessar o Atlântico e talvez Domingos queira começar a habituá-lo a defrontar nos grandes palcos, os colossos do futebol mundial como é a velha senhora, Juventus!...
Tenho este sentimento incorrigível de me deixar galvanizar pelas qualidades evidenciadas por jovens promessas chegadas a Alvalade, particularmente pelas que passam pela nossa Academia. Já tive decepções do tamanho do mundo com aqueles que se perderam pelo caminho e sofri desgostos atrozes por ver partir aqueles que a nossa capacidade económica não conseguiu segurar. Agora com este menino, estou de novo empolgado. Tenho a sensação muito forte de que estaremos a assistir ao nascimento de mais uma estrela: Tiago Ilori !!!...
Leoninamente,
Até à próxima


Sem comentários:

Enviar um comentário